Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Construir o PSOL

Circulou pela imprensa e pela internet um curto documento assinado por Heloísa Helena intitulado 'Comunicado de Afastamento da Presidência Nacional do PSOL'. Diante da notícia e do conteúdo da nota, esclarecemos, em respeito à nossa generosa e aguerrida militância e ao conjunto de dignos filiados do PSOL, que:

1. Na prática, Heloísa já havia se afastado da Executiva e do DN há meses, conforme ela mesma reconhece. Nem por isso deixamos de funcionar e ou caímos em crise de direção. Por isso, nossa disposição é a de continuar cumprindo nossa tarefa dirigente de maneira colegiada, deixando a cadeira de Presidente vazia até o próximo congresso partidário.

2. Lamentamos a decisão de Heloísa Helena, vez que ela foi levada ao cargo de Presidente nacional do partido por decisão unânime dos delegados presentes em nosso II Congresso Nacional. A eleição da direção do partido foi feita por chapas que compuseram proporcional e qualificadamente as 17 vagas da Direção Executiva Nacional. Heloísa estava na chapa que obteve a minoria dos votos. No entanto, a chapa com maioria cedeu o direito para que a composição ali minoritária indicasse a presidência do partido, desde que o nome fosse o de Heloísa Helena. Este gesto mostrou inequivocamente que o nome de Heloísa era importante para TODOS os setores partidários.

3. Heloísa faz alusão ao fato de ter sido eleita, “em um momento da vida partidária extremamente tumultuado, que mais parecia a velha e cruel opção metodológica das lutas internas pelo aparato diante dos escombros de miserabilidade e indigência da nossa Classe Trabalhadora", destacando que "o aprofundamento da desprezível carnificina política foi ora transparente ora dissimulado, mas absolutamente claro!”.  Reconhecemos que o momento foi efetivamente tumultuado, embora a caracterização dele e os adjetivos que ela aplica sejam, em nosso juízo, equivocados. Se o momento era tumultuado, a tarefa da direção que assume dali em diante - e em particular a missão de quem foi eleita por unanimidade para presidir o partido - era o de dinamizar uma política que 'destumultuasse'.

4. No entanto, parece-nos que, até certo ponto, derivou-se para caminho inverso. O seqüestro do site nacional do PSOL, as declarações de Heloísa com relação à candidatura Marina Silva, sua recusa em apoiar a candidatura de Plínio, a sua não participação na Convenção Nacional do PSOL, a reunião paralela à conferência eleitoral no Rio de Janeiro, a decisão de não ser candidata a Presidente da República e concorrer a uma vaga ao Senado em Alagoas, a tentativa de inviabilizar a autoconvocação do Diretório Nacional do partido no dia 1º de abril de 2010 - apenas para citar alguns fatos - são demonstrações de que em determinado período tudo continuava conturbado e atitudes da presidência aprofundavam essa situação.

5. Heloísa afirma ainda em sua nota que “por total falta de identidade com as posições assumidas nos últimos meses pela maioria das Instâncias Nacionais (culminando com o apoio a Candidatura de Dilma!) tenho clareza que melhor será para a organização e estruturação do Partido o meu afastamento”. Esclarecemos, reiterando o que é de conhecimento público, que a Executiva Nacional não aprovou 'apoio à candidatura de Dilma'. Nossa posição foi amplamente discutida e fartamente divulgada nos meios de comunicação do PSOL. A decisão aprovada foi NENHUM VOTO A SERRA, reconhecendo-se como legítimo, a partir dessa postura unitária, posições existentes na nossa militância frente ao 2º turno do qual ficamos alijados: tanto o voto branco/nulo como o voto em Dilma. Respeito à diversidade interna, partindo de um patamar político comum. Feito o devido reparo, afirmamos que as deliberações das instâncias nacionais do partido sempre foram guiadas pelo debate democrático. O fato de haver discordâncias de uma ou outra personalidade política do partido com o conteúdo das resoluções é normal, mas, quando tomadas,  as decisões, por óbvio, devem ser acatadas.

6. Por fim, concluímos que Heloísa Helena é importante para o PSOL e o PSOL é importante para Heloísa. Nos orgulhamos de ter em nossos quadros grandes lideranças da luta do povo brasileiro. No entanto, ninguém está acima do partido e de suas instâncias. Nosso compromisso primeiro é com a construção do PSOL e da sua indispensável  unidade política, em favor dos interesses maiores do povo trabalhador.

Assinam os seguintes membros da Executiva Nacional do PSOL:

Afrânio Boppré

Edson Miagusko

Rodrigo Pereira

Miguel Carvalho

Fabiano Garrido

Francivaldo de Souza

Fernando Silva

Leandro Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário